Os professores Paulo Victor de Araújo Brito Lisbôa e Tiago Borges Ribeiro Gandra são docentes do IFRS e passarão a compor o quadro de docentes permanentes do PPGGeo a partir desse ano, vínculados à linha de pesquisa Análise dos Sistemas Naturais e Ambientais com Ênfase no Sistema Costeiro.
Professor Paulo Victor de Araújo Brito Lisbôa:
Profissional com formação sólida em Ciências do Mar e Geotecnologias, graduado em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com mestrado e doutorado em Oceanografia, atuando com ênfase em Oceanografia Física Costeira e Estuarina. Possui também formação técnica em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), integrando competências nas áreas de modelagem numérica, sensoriamento remoto, SIG e cartografia aplicada. Ao longo da trajetória acadêmica e profissional, desenvolveu e participou de projetos voltados à análise hidrodinâmica, morfodinâmica e sedimentar de ambientes costeiros e portuários, com interface entre pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. Atualmente, exerce atividades docentes e de pesquisa no Curso de Geoprocessamento no IFRS – Campus Rio Grande, contribuindo também como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo).
Professor Tiago Borges Ribeiro Gandra:
Graduado em Oceanologia (2005), Mestre em Oceanografia Física, Química e Geológica (2008) pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Doutor em Geografia (UFSC). É professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) desde 2010, atuando nos cursos técnicos em Geoprocessamento. Pesquisador associado à OSCIP Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA) desde 2005. Participa dos seguintes Grupos de Pesquisa do CNPQ: Geotecnologias e Meio Ambiente (IFRS), Gestão Costeira Integrada (UFSC) e Oceanografia Geológica (UFSC). Desenvolveu pesquisas sobre telemetria de animais marinhos, modelagem de distribuição de espécies, pesca, análise de vulnerabilidade, planejamento territorial de zonas costeiras e planejamento espacial marinho. Tem experiência em Sistemas de Informações Geográficas (SIG), Banco de Dados, Estatística Multivariada, Telemetria por Satélite, Sensoriamento Remoto, Processamento Digital de Imagens e análise de séries temporais. Nos últimos anos, tem trabalhado com a obtenção, integração e análise de dados marinhos em métodos de mapeamento de ecossistemas para o Planejamento Espacial Marinho (PEM)