Linhas de Pesquisa
Análise de sistemas naturais e ambientais
Estudos da gênese, evolução e dinâmica dos sistemas naturais da zona costeira e seus processos relacionados, com ênfase na utilização de métodos de análise da climatologia, geomorfologia, glaciologia, hidrologia, associados a técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento. Análise das transformações ambientais nas diferentes paisagens das zonas costeiras ao longo do tempo, a partir da identificação de tipologias e da percepção da paisagem. Geração de subsídios ao planejamento e gestão ambiental.
Análise urbano-regional
Estudos das formações e transformações sociais como processos articuladores das formas e conteúdos da cidade e do campo em suas dinâmicas e tendências, considerando seus agentes produtores e suas dimensões culturais, econômicas, políticas e sociais. Incluem-sena análise as redes técnicas e sociais, os impactos dos processos globais em suas relações com a presença de resistências aos processos hegemônicos no campo e nas cidades, com ênfase no sistema costeiro.
ARCA-Núcleo de Estudos Agrários e Culturais (FURG)
Os projetos de pesquisa realizados pelo grupo possuem uma inserção prática pois estão relacionados às condições de sobrevivência de diversos grupos sociais (pequenos agricultores, sem terras, comunidades rurais, grupos urbanos...) que aparecem com evidencia nas discussões tanto nas universidades, quantos nas demais dimensões da sociedade. As discussões perpassam por uma abordagem interdisciplinar, por se tratar de temáticas que envolvem a sociedade como um todo.
A ideia de formar o NÚCLEO DE ANÁLISES URBANAS surgiu da necessidade de preencher uma lacuna existente em nossa universidade em um campo de estudos que vem recebendo de outras instituições em âmbito nacional e internacional a atenção de equipes multidisciplinares e a formação de centros de pesquisa específicos. Este grupo deve necessariamente contar com pesquisadores de diferentes disciplinas, já que a cidade e o urbano são realidades multifacéticas, sendo seu estudo e interpretação tarefa de diversas ciências, sem monopólios de qualquer natureza. Assim, é necessário justapor diferentes olhares sobre a cidade e o urbano como objetivos de estudo, realçando seu conteúdo como objetos históricos, geográficos, culturais, artísticos, políticos, econômicos, sociais, antropológicos, ecológicos e psicológicos. Além disso consideramos a necessidade de continuidade e de convergência de linhas de pesquisa, projetos e discussões já trabalhados anteriormente e que demarcam as trajetórias acadêmicas e intelectuais dos pesquisadores líderes do grupo. Nosso lugar de referência de análise será a cidade de Rio Grande, com sua história urbana em movimento, ponto de encontro de diferentes correntes étnicas, sociais, culturais e tecnológicas. Evidentemente que nossa teoria e nossa prática não se esgotarão em Rio Grande e no seu entorno, pois mais do que nunca é necessário conectar o local com o global, o particular com o geral, verificando suas interdependências. Assim que, tanto as teorias clássicas, como as mais recentes leituras sobre a cidade e o urbano serão objeto de estudo do grupo de pesquisa.
Linhas de Pesquisa:
A Cidade e o Imaginário
Reestruturação e Morfologia do Espaço Urbano
Reestruturação Industrial e Territorial
Trabalho, Território, Cultura e Gênero
LaCCa
O Laboratório de Climatologia e Cartografia (LaCCa) é coordenado pelo Prof. Dr. Éder Leandro Bayer Maier e está localizado no Campus Carreiros, Pavilhão 6, sala 6223A. A área total é de 36 m2 e possui uma sala destinada para o trabalho dos discentes, onde há três computadores, mesas de estudos e material didático e outra sala destinada para trabalhos de desenvolvimento de equipamentos e armazenagem de amostras. Atualmente (2019/1) o LACCA é formado por 2 docente, 5 mestrandos e 4 graduandos que atuam predominantemente em climatologia e cartografia, que são as grandes áreas de atuação do laboratório. Visto que o LaCCa possui dois objetivos gerais, que são: 1) coletar e analisar dados metrológicos e climatológicos para compreensão da variabilidade climática da América do Sul. As investigações científicas serão divididas em três escalas, continental, regional e local a fim de explorar as teleconexões dos climas da América do Sul com os oceanos Pacífico e Atlântico e áreas de altas latitudes do Hemisfério Sul, compreender os processos atmosféricos regionais que causam perturbações no sistema ambiental e investigar eventos extremos que afetam o município do Rio Grande – RS e áreas próximas, respectivamente e 2) coletar dados e gerar produtos cartográficos para representar a variação espacial e temporal dos fenômenos naturais e usos e ocupação do solo. Será usado a Cartográfica Temática, o Sensoriamento Remoto e o Sistema de Informações Geográfica como ferramentas para a representação, obtenção, interpretação e relação de dados cartográficos a fim de subsidiar um planejamento ambiental eficiente. Adicionalmente, há uma preocupação na formação acadêmica de cada discentes, explorando suas habilidades e competências, por isso, o LaCCa desenvolve diferentes projetos de pesquisa, mas que convergem para a evolução pessoal e da ciência. Por final, destaca-se as cooperações com outros laboratórios de pesquisa como, por exemplo, Centro Polar e Climático (UFRGS), a prefeitura municipal e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera